Placidina euryanassa

By | 15:39:00 Leave a Comment
Foto.

Depois de muito tempo com o blog inativo (me desculpem!), retornei com uma "novidade" no meu "álbum do conhecimento". Placidina euryanassa é uma espécie de borboleta que eu não conhecia até o mês passado, mas quando vi pela primeira vez, já me apaixonei. Gente, essa bicha é doida! Pra começar, as lagartas de P. euryanassa se alimentam das folhagens de Brugmansia suaveolens, também conhecida como Trombeta-de-anjo, um famoso alucinógeno. Eu não sei se tem alguma relação com as características comportamentais dos insetos jovens (inclusive, pretendo iniciar uma pesquisa para descobrir), mas elas são loucas demais para serem de verdade. Enquanto as demais espécies com as quais estou acostumada a lidar (Heraclides a. capys, Ascia monuste, Methona themisto, Danaus plexippus e Danaus gilippus) são extremamente calmas, se locomovem devagar e apenas para se alimentar, as Placidina euryanassa são completamente malucas, se locomovem muito rápido, em fila indiana, tem a mania de se enrolarem umas nas outras e fazem a pupa ao mesmo tempo, ou seja, das lagartas que coletamos juntas, eclodem as borboletas no mesmo dia. Fiquei fascinada!
Ainda não tive a oportunidade de fotografá-las (esqueci mesmo!), mas coloquei essa foto da internet para que possam conhecê-la (a borboleta). Em breve faço uma atualização sobre elas, até a próxima!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: